A Cidade

interior de são paulo

Conheça Campinas

A área em que hoje se acha instalada a cidade de Campinas, conta com pouco mais de 260 anos de história colonial/imperial/republicana e com milhares de anos de história indígena.

Na primeira metade do século 18, um pequeno bairro da antiga Vila de Jundiaí tornou-se passagem obrigatória para os sertanistas que seguiam até as minas de ouro no interior do País. Área próxima a uma mata densa e fechada, o lugar ficou conhecido como Campinas de Mato Grosso, quando o bandeirante Fernão de Camargo promoveu ali a instalação de um ponto de parada de tropeiros. Não demorou muito para atrair comerciantes e moradores até que, em 14 de julho de 1774, ganhou sua primeira igreja e tornou-se oficialmente um povoado. 

De lá para cá, a vila cresceu, virou cidade, ganhou fábricas, rodovias e uma grande estrutura urbana, deixando para trás seus dias rurais e transformando-se no maior polo tecnológico da América Latina. Não à toa, foi apelidada de Princesa do Oeste. Seu nome, aliás, ficou mais enxuto, passando para apenas Campinas. Com pouco mais de 1,2 milhão de habitantes, a cidade é a terceira mais populosa de São Paulo e uma das maiores do País. Para a companhia Aéra Azul, por exemplo ela é ainda mais importante por abrigar o Aeroporto Internacional de Viracopos, principal hub da companhia. Selecionamos programas, passeios e lugares imperdíveis para quem quer conhecer essa encantadora metrópole.

Torre do Castelo

Um dos principais cartões-postais de Campinas, a Torre do Castelo nasceu para ser apenas uma caixa-d’água que ajudaria no processo de urbanização do lugar. Em pouco tempo, no entanto, o imenso obelisco, projetado no estilo art déco, chamou a  atenção dos visitantes e moradores da cidade e se transformou em atração do lugar. O sucesso foi tão grande que, em 1970, a construção de 27 metros de altura ganhou um mirante, de onde é possível ter uma visão de 360 graus da metrópole. Em condições climáticas favoráveis, dá para enxergar até a Serra do Japi, a 40 quilômetros de distância. Ao longo dos anos, o prédio passou por reformas e restaurações e hoje abriga também o Museu Histórico da Sanasa, empresa de água e esgoto de Campinas.

 

Catedral Metropolitana

Foram necessários 76 anos para concluir a obra deste templo religioso, inaugurado em dezembro de 1883. Com impressionantes 4 mil m2 de área, a catedral é a maior edificação do mundo erguida com a técnica de taipa de pilão, colunas de terra prensada comuns no século 19. O altar principal, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, levou nove anos para ser lapidado em cedro vermelho pelo artista baiano Vitoriano dos Anjos, cujo trabalho, rico em detalhes, é um importante exemplar do estilo barroco brasileiro. Vitoriano assina também o interior da construção, ao lado de Bernardino Sena, concebendo os detalhes e enfeites que recobrem as paredes e partes como o oratório e o púlpito. A parte interna guarda ainda preciosidades como um órgão centenário, igual ao que existe na Catedral de Notre-Dame, na França, lustres, vitrais e um campanário com seis sinos.

Mercado Municipal

Inaugurado em 1908 pelo então prefeito Orosimbo Maia, o mercado ocupa um prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em estilo mourisco, com detalhes que remetem à cultura islâmica, a exemplo da porta principal e das janelas em arco. O mais antigo centro de compras de Campinas possui 143 boxes, sendo 98 no prédio central e 45 bancas externas, que comercializam desde frutas e verduras até artigos religiosos e produtos para casa. Nas lanchonetes e barraquinhas de comida é possível tomar um chope, saborear um pastel ou experimentar salgados, como croquetes e bolinhos de bacalhau. 

Lagoa do Taquaral

Na década de 1970, a Prefeitura de Campinas decidiu comprar as terras que ficavam na Fazenda Taquaral, pertencentes à família Alves de Lima, e transformar em uma área de lazer a céu aberto. Assim, em 1972, inaugura o Complexo Taquaral, que reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, entre eles a Lagoa Isaura Telles Alves de Lima, conhecida como a Lagoa do Taquaral. Ali é possível passear de pedalinhos e assistir ao show de águas “dançantes” nos finais de semana, além de garantir uma selfie em frente à Caravela Anunciação. Trata-se de uma réplica da nau que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras Brasileiras, com 29,6 m de comprimento e 8,6 m de altura e seis velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo no centro. Na extensa área verde ficam também construções famosas, como a Concha Acústica, o Auditório Beethoven, o Planetário e o relógio solar. 

Royal Palm Plaza

Poucos empreendimentos hoteleiros representam tão bem Campinas como esse resort, que se transformou ao longos dos anos. Inaugurado em 1974 e batizado como Holiday Inn Campinas, o hotel quase fechou suas portas quando seus antigos proprietários decidiram se desfazer do negócio. Foi comprado em 1997 pelo Grupo Arcel, passou por reformas e ampliações e não parou mais de crescer. Hoje, 25 anos depois, além das 430 espaçosas e luxuosas suítes, o resort tem uma enorme área de lazer com sete piscinas, anfiteatro, quadras de tênis e de futebol, além de espaço para eventos. 

Aeroporto de Viracopos

Em 1946, o então prefeito de Campinas, Castro Tibiriçá, pousou sua aeronave em uma pista rudimentar montada no bairro Viracopos. O local do pouso não foi aleatório. Tibiriçá já havia desapropriado terras na região e montado a infraestrutura para a construção de um aeroporto, que seria inaugurado anos mais tarde, em 1980. Nesses mais de 60 anos de história, o lugar ganhou grandes pistas de pouso e modernos terminais e, desde 2008, quando a Azul iniciou suas operações, é o principal hub da companhia. Em 2021, o aeroporto atingiu a marca de 10 milhões de passageiros embarcados ou desembarcados, fazendo dele um dos três mais movimentados do País. No ano passado Viracopos também foi eleito o melhor aeroporto do Brasil, segundo  pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil. 

Alma Jazz Club

Inspirado nas casas de jazz de Nova Orleans, nos Estados Unidos, o Alma Jazz é uma curiosa mistura de casa musical e albergue. Em um ambiente, o público assiste a shows e apresentações enquanto saboreia pratos da culinária crioula, com raízes europeias, africanas e nativas americanas. Em outro, um pequeno hostel hospeda até 18 pessoas. Ideal para quem vem de cidades próximas, quer saborear os drinques e bebidas do bar e não pode voltar para casa dirigindo. 

Hotel Com.Viver tem Localização Privilegiada

Nosso Hotel fica próximo aos principais pontos turísticos da cidade de Campinas. Aqui você pode facilmente se deslocar pela cidade e curtir ainda mais a sua estadia.

Estádio Moisés Lucarelli

5,3km

Campinas Shopping

8,8km

Museu do Café

1,2km

Parqeu Portugal

1,6mk

Torre do Castelo

4,4km

Aeroporto Viracopos

23km

novidades

Acontece em Campinas